A importância do extensão na universidade.
Ao ingressar em um curso de graduação, é importante que o aluno esteja ciente que atividades extraclasse são de extrema importância não só para a formação acadêmica, uma vez que oferecem certificados de participação e/ou organização, além de horas complementares; mas também pessoal, uma vez que é necessário lidar com diferentes pessoas, imprevistos, responsabilidades e prazos. Na Unesp de Jaboticabal-FCAV, há muitos projetos de extensão, portanto, será disponibilizado abaixo um breve resumo sobre os projetos relacionados diretamente com o curso de Ciências Biológicas ou com a faculdade de modo geral.
JABU
A JABU - Jornada Anual da Biologia - é também um projeto de extensão organizado por uma comissão de alunos da graduação de Ciências Biológicas e um(a) professor(a) coordenador(a). O evento também é composto por palestras, oficinas e minicursos, porém, possui um foco mais voltado para o conhecimento científico e atuação no meio, uma vez que há também o eixo de bacharel na FCAV além da licenciatura.
CEbio
O CEBio - Colóquio sobre Educação da Biologia - é um projeto de extensão organizado por uma comissão de alunos da graduação de Ciências Biológicas e um(a) professor(a) coordenador(a). O projeto busca proporcionar conversas e atividades relacionadas à educação e ao eixo da licenciatura, fazendo com que os alunos que escolheram o eixo possam conhecer profissionais que atuam na área e suas vivências e expectativas.
BioNativa
O Bionativa é um projeto de extensão desenvolvido pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da FCAV com o objetivo de mostrar às crianças e adolescentes de escolas públicas da cidade de Jaboticabal, além da comunidade em geral, os projetos de pesquisa desenvolvidos no Campus. O Bionativa funciona como uma feira de ciências em uma das praças centrais da cidade e é organizado juntamente com um(a) professor(a) coordenador(a) e os alunos da gestão do Centro Acadêmico "Alfred Russel Wallace" e comissão de apoio.
IntraBio
O IntraBio é um evento de integração entre os ingressantes e veteranos a partir de competições esportivas. O mesmo ocorre na quadra esportiva da FCAV em um dia predeterminado. O IntraBio conta com modalidades presenciais e e-sports, com jogos como League Of Legends, e Valorant.
BioBlitz
O Bioblitz é também um projeto de extensão que busca despertar a curiosidade de crianças e adolescentes das escolas públicas de Jaboticabal pelas pesquisas desenvolvidas na faculdade a partir de uma visita monitorada pelo Campus. Além disso, o projeto é importante para que os visitantes vejam como é a área de atuação de um biólogo de maneira mais clara e prática. Por exemplo, em uma visita, as crianças poderiam avistar uma espécie de pássaro e, com a ajuda dos monitores e de guias de identificação de espécies, eles poderiam identificar a ave. Em edições passadas, o evento ocorreu próximo ao Lago Municipal da cidade de Jaboticabal-SP, recebendo também visitas da população em geral.
GEAS
Criado em 2004, o GEAS - Grupo de Estudo de Animais Selvagens de Jaboticabal - contém estudantes dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Zootecnia da FCAV que buscam, através de palestras e atividades práticas, aprimorar o conhecimento de medicina, biologia, manejo e conservação de animais selvagens.
Cursinho Ativo
O cursinho ativo é responsável por oferecer uma preparação pré-vestibular para pessoas com condições sociais e financeiras delicadas. Porém, ele só acontece devido a colaboração de muitos alunos da graduação e pós da FCAV, e um(a) professor(a) coordenador(a). O projeto é de extrema importância, pois possibilita um ensino de qualidade para os que querem ingressar em uma universidade, além de somar horas de extensão, certificados e até bolsas remuneradas para os alunos que ajudam na preparação das aulas e/ou em outras atividades relacionadas com a manutenção e existência do projeto.
Nupecce
O Nupecce é um dos principais centros mundiais de pesquisa e conservação de cervídeos neotropicais. Desenvolve trabalhos nas áreas de ecologia, reprodução e genética, além de participar na criação de instrumentos legais e de políticas públicas visando a conservação e manutenção de diversas espécies de Cervídeos de ocorrência no Brasil e em diferentes países da América Latina. Por último, o núcleo possui o maior criadouro de cervídeos do mundo, além de laboratórios de pesquisa e um museu de conservação de material biológico.
Coral FCAV
O Comitê Local de Ação Cultural (CAC) da Unesp de Jaboticabal-FCAV oferece, gratuitamente, aos estudantes da unidade e para toda a comunidade, aulas e outras atividades de canto coral que colaboram com o conhecimento musical dos indivíduos interessados. Além disso, o coral permite participação em diversos eventos, proporcionando a integração social e a diversidade cultural.
UNATI
A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) é responsável por oferecer diversas monitorias para a população idosa da cidade de Jaboticabal, buscando a inclusão e a interação social. Em 2023, no 1º semestre, foram disponibilizadas as oficinas de Espanhol I, Informática básica/Smartphones, Yoga, Bordado, Macramê e Inglês I.
Museu
O Museu FCAV foi fundado em 2017 e é responsável por preservar toda a memória da Unesp de Jaboticabal e de seus respectivos cursos: Ciências Biológicas, Zootecnia, Engenharia Agronômica, Administração e Medicina Veterinária. O acervo é encontrado no prédio central da FCAV e é de grande importância para a contemplação e turismo da comunidade em geral, mas também para a educação e, consequentemente, para a pesquisa. Ademais, o museu também desenvolve atividades com os departamentos da faculdade e com outros locais fora da mesma, além de oferecer vagas de estágios para alunos interessados. Contato: (16) 3209-7638
Lago Limpo
O “Lago limpo, lago lindo” é um projeto de extensão e educação ambiental desenvolvido por professores e alunos da FCAV (incluindo do curso de Ciências Biológicas) juntamente com o Centro de Educação Ambiental (CEA)/Prefeitura Municipal de Jaboticabal. O projeto busca uma maior responsabilidade e valorização no uso e na manutenção na área do lago municipal de Jaboticabal.
ETA
O E.T.A é um grupo de estudo, pesquisa e extensão que busca proporcionar conhecimentos sobre técnicas anatômicas de taxidermia, diafanização, maceração e montagem de esqueletos e suas aplicações na medicina veterinária e biologia. O grupo é importante para fortalecer a divulgação e conhecimento científico, além da importância da preservação e conservação ambiental, e um contato prático com a área, podendo ver como seria a atuação na área.
LER/Abre Alas
O Abre-alas é um grupo de estudos, pesquisas e intervenções sobre diversidades da FCAV. É coordenado pelas professoras Rosemary Rodrigues de Oliveira e Ana Paula Brancaleoni e possui como temáticas centrais: sexualidade, gênero e questões étnico-raciais. Além disso, conta com dois projetos de extensão: Lendo-Em-Roda (LER) e Rodas de Conversa sobre sexualidade e gênero. O primeiro busca, através de reuniões on-line e mensais, conversar sobre obras escritas por mulheres negras. Já o segundo permite a promoção de espaços de diálogos e reflexões sobre assuntos pertinentes às temáticas de sexualidade e gênero, com adultos maiores de 18 anos.
Centro Acadêmico “Alfred Russel Wallace” @ Gestão
Alouatta caraya
Alouatta caraya